9 de abr. de 2011

EBD nº 12 - Evangelização e Responsabilidade Social

Texto básico: Lucas 4:16-19; Mateus 25:31-46.

Definições

Evangelização é a tarefa de compartilhar Cristo a toda e qualquer criatura com o qual nos encontrarmos.
(Joni Eareckson Tada, 53 anos, tetraplégica, há 36 anos presa há uma cadeira de rodas)

Evangelização abrange todos os esforços no sentido de declarar as boas novas de Jesus Cristo, com o objetivo de que as pessoas entendam a oferta de salvação de Deus, tenham fé e tornem-se discípulos.
(Billy Graham, 85 anos, evangelista americano)

Responsabilidade social e comunicar através de obras de misericórdia e justiça as boas novas a respeito de Jesus Cristo, influenciando a sociedade em todos os segmentos com preceitos e ensinamentos cristãos. Pode ser dividida em assistência social, serviço social e ação social.

Diante dessa definições fica a pergunta, quais as funções da igreja?
Para pertencer a Deus e proclamar a sua glória (Is 43:21), Anunciar as boas novas de salvação (Mc 16:15), Comunhão (At 2:42-47), nesse mesmo texto de atos podemos concluir que outra tarefa ou função da igreja era a de influenciar a sociedade através da Palavra de Deus.


I. JESUS VEIO PRINCIPALMENTE PARA SALVAR O MUNDO

O texto de Lucas capítulo 4 diz que Ele veio Evangelizar os pobres, libertar os oprimidos, e apregoar o Ano aceitável do Senhor.
Ele e veio trazer o Evangelho àqueles que não tinham esperança esperança de salvação, veio libertar os que eram escravos do pecado e dá opressão espiritual, e proclamar o Ano aceitável do Senhor, que significa o Reino de Deus na terra através da Salvação e libertação que há em Jesus Cristo.
Ao fazer boas obras nunca perca de vista que sua principal tarefa é evangelizar. Pregue as Boas-Novas da salvação. Pregue o Evangelho da libertação do pecado. Pregue a esperança de vida eterna.


II. ENQUANTO SALVAVA O MUNDO JESUS O MELHORAVA

Enquanto Jesus anunciava o Reino de Deus, Ele abençoava a terra. Ele salvava a alma dos homens, mas também supria as necessidades físicas deles. Em Atos 10:38 Pedro destaca que Jesus andou fazendo o bem. Em Lucas vemos Jesus fazendo o bem aos oprimidos pelo diabo (4:31-37), aos enfermos (4:38-41; 5:12-26; 6:6-11), aos enlutados (7:11-17; 8:49-56), aos famintos (9:10-17). E a parábola do bom samaritano (10:25-37), Jesus nos abra uma janela para mostrar que nossa missão é integral, além do Evangelho também necessitam de cuidados materiais. Paulo também nos dá exemplo da missão integral ao ver a pobreza dos irmãos em Jerusalém.


III. ENQUANTO MELHORAVA O MUNDO, JESUS O SALVAVA

Jesus nos ensinou que, fazendo o bem no mundo, direcionamos os olhos dos homens para o céu. É um princípio que nos é exposto em Mt 5:14-16, fazendo o bem, chamamos a atenção dos homens, não para nós, mas para Deus. As boas obras não salvam, mas apontam para o Salvador e para a Sua bondade para com os homens.
Mostre a todos compaixão e interesse sincero; dê atenção, carinho, amor e PREGUE O EVANGELHO.


IV. EVANGELIZANDO E MELHORANDO O MUNDO COMO JESUS (Desafios)

1. Ter atitudes semelhantes a dele, enquanto prega o Evangelho melhore o mundo e vice-versa;
2. Falar do Ano aceitável do Senhor, das boas novas, do Evangelho da graça;
3. Revestir o maravilhoso Evangelho com as boas obras, com amor, com atitudes misericordiosas, com bondade.
4. Ser sensível, e não indiferente, às necessidades das pessoas;
5. Colocar na agenda ações práticas, intenção sem ação não representa nada.

Com certeza com a pregação do Evangelho não salvaremos todos os homens, mas devemos pregar como se pudéssemos e não tivéssemos outra tarefa a fazer. Com nossas boas obras melhoraremos todo o mundo mas uma parte dele podemos melhorar, a nossa missão então é integral. Alcançar todo homem e o homem todo.

Assista ao vídeo:




Próxima aula EBD-13 Fazedores de Tendas, profissionais em missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário